terça-feira, 3 de janeiro de 2012

TRABLHO EM CASA: UMA REALIDADE

TRABLHO EM CASA: UMA REALIDADE
SÃO PAULO - O Brasil encerrou o último ano com 23 milhões de e-consumidores. O número é expressivo, mas tende a crescer a ainda mais nos próximos anos.
Com o potencial aumento do acesso à banda larga e a popularização de smartphones que se conectam a internet, mais e mais brasileiros devem recorrer à praticidade da internet para atender suas necessidades do dia-a-dia.

Para os empreendedores, isso significa oportunidade. Quem souber detectar as tendências e oferecer o que os consumidores estão procurando, poderá se dar muito bem.
Com a ajuda de três especialistas - Gerson Rolim, da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico; Pedro Zanni, da Business School São Paulo; e Marcos Hashimoto, do Centro de Empreendedorismo do Insper - identificamos áreas com potencial de crescimento e oportunidades para novos negócios na internet. Confira:

1- E-COMMERCE PERSONALIZADO
Com a oferta de serviços de hospedagem que podem ser contratados sob demanda a custos acessíveis, as lojas virtuais tendem a se tornar ainda mais populares. O segredo para não bater de frente com gigantes como o Submarino e a Americanas.com é investir em nichos bastante específicos.

É o caso da Café Store, especializada na venda de café e utensílios para preparar e servir a bebida pela internet. Oferecendo um mix de produto diferenciado e alto padrão de serviço, quem apostar na segmentação tende a conquistar uma clientela fiel.

A mesma regra vale para os sites de compras coletivas. O momento para investir no grande público já passou, uma vez que há mais de mil sites do tipo operando no país. Mas quem conseguir encontrar um filão negligenciado pelas ofertas gerais, pode garantir a sobrevivência do seu negócio.

2- SERVIÇOS OFFLINE
A venda de serviços através da internet é outra área promissora. A febre das compras coletivas ajudou a educar o consumidor brasileiro a comprar na internet serviços que vai utilizar fora dela - como refeições, massagens, tratamentos estéticos e etc.

A mudança de comportamento abre espaço para que outros bens "imateriais", como seguros e crédito, sejam comprados pela internet. E não precisa ser o próprio prestador o responsável por levar os serviços para a web.

Na Inglaterra, por exemplo, as plataformas de comparação de preços de seguros na internet, como Go Compare, Compare the Market e Money Supermarket constituem um modelo de sucesso.

3- SERVIÇOS BASEADOS EM REDES SOCIAIS
Cada vez mais as redes sociais se configuram como porta de entrada para o internauta na web. É partir de sites como Facebook e Twitter que ele interage com amigos, troca mensagens, agenda compromissos, joga e lê notícias, entre outras coisas. Por isso, a migração de serviços para dentro das redes sociais é uma forte tendência a ser explorada.

Um exemplo brasileiro é a ferramenta Rsvpbook, que permite que o internauta faça reservas em restaurantes e bares a partir do Facebook.

A integração do e-commerce a esses plataformas também vem ganhando força. Um exemplo é o site de compras coletivas Clube do Desconto, que já permite que os clientes façam compras diretamente a partir da sua página na rede social.

4- LIVROS ELETRÔNICOS
Os e-books, como o Kindle, e os tablets estão fomentando o crescimento do mercado livros eletrônicos. Embora os grandes varejistas virtuais já estejam de olho neste mercado, há espaço para as pequenas empresas que forem ágeis e criativas para investir no setor.

A Alphagraphics, por exemplo, criou a loja virtual agbook, que permite a qualquer autor publicar um livro online e decidir quanto ele vai custar. Ele fica disponível na plataforma para ser impresso sob demanda quando o comprador fechar o pedido.  O Clube de Autores oferece um serviço similar a autores e leitores.

5- E-LEARNING
O modelo de educação a distância já é tradicionalmente explorado na oferta de cursos profissionalizantes, de graduação e até pós-graduação, mas há espaço para opções mais criativas, como aulas de culinária, maquiagem e até ginástica. Nos Estados Unidos, sites como o Gymamerica já oferecem programas virtuais de treinamento, com instruções para exercícios e dietas personalizadas.

Com a ajuda de uma webcam, é possível até receber feedbacks do professor virtual. O modelo pode ser aplicado a diversas modalidades de cursos. No Brasil, o Descomplica utiliza a tecnologia para dar aulas de preparação para o vestibular.

6- GEOLOCALIZAÇÃO
Com a popularização dos smartphones, cada vez mais os usuários tornam-se rastreáveis a partir de seus dispositivos móveis. Ferramentas como o Foursqaure já exploram a geolocalização, permitindo que os usuários divulguem onde estão por meio de redes sociais como o Facebook e o Twitter.

Quem souber explorar este recurso para oferecer produtos e serviços personalizados de acordo com a localização e padrão de movimentação dos usuários tende se dar bem. Um exemplo é a americana Zipcar, que oferece serviço de compartilhamento de veículos e usa a tecnologia para possibilibilar que o usuário rastreie o carro mais próximo disponível através de um celular conectado à internet.

7- LEILÕES ONLINE
Com pouca regulamentação no país, sites de leilões, como o Olho no Click se multiplicam. São plataformas que oferecem desde eletrônicos até apartamentos, tudo a preços muito baixos. A ideia é manter o leilão em um patamar bem inferior ao preço do bem - a plataforma lucra com os créditos comprados para que o usuário possa dar lances.

O modelo principal é o site alemão Swoopo. Embora não esteja esgotado, como o mercado de compras coletivas, o segmento requer cuidados, já que há muita gente de olho no modelo. A dica para quem quer se dar bem é ter bons fornecedores para ofertar produtos atrativos aos usuários.

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/mercado/7-tendencias-para-novos-negocios-na-internet-06042011-3.shl

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